Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 9, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
sexta-feira 9, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Polícia Civil realiza segunda fase da Operação Jogo Limpo; Vereadores e servidores estão detidos na CPPP

A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da Delegacia de Repressão a Crimes de Maior Potencial Contra a Administração Pública (DRACMA), deflagrou, na manhã desta sexta-feira, 03, a segunda fase da Operação “Jogo Limpo” que visa ao cumprimento de 26 mandados de prisão e 31 de busca e apreensão em desfavor de presidentes de associações, empresários, servidores públicos e gestores políticos, envolvidos em esquema criminoso de desvio de verbas públicas por meio da realização de convênios entre entidades do terceiro setor e a Fundação de Esportes e Lazer de Palmas (Fundesportes), bem como Secretaria de Governo e Relações Institucionais de Palmas (SEGRI). A operação contou com o apoio de 40 delegados, 10 peritos e 110 policiais civis oriundos de nove delegacias regionais.

Até o momento, foram presas 22 pessoas envolvidas no esquema de desvio de verbas públicas, além do esposo de uma suspeita, por posse de arma de fogo. As prisões e buscas foram realizadas nos municípios de Palmas, Fortaleza do Tabocão e Aparecida do Rio Negro, além de Goiânia (GO). Na Capital, as diligências se concentraram na Câmara de Vereadores, uma vez que três parlamentares e um ex-vereador são suspeitos de compor o grupo criminoso.

As investigações da Polícia Civil duraram cerca de um ano. Na primeira fase, ocorrida em fevereiro de 2018, já havia levantado a suspeita de envolvimento de parlamentares do Legislativo da Capital. De acordo com o delegado Guilherme Rocha, titular da DRACMA, o esquema fraudulento vem ocorrendo desde o ano de 2014. Suspeita-se que o dinheiro desviado dos cofres públicos passava por entidades sem fins lucrativos ligadas às práticas esportivas e culturais e eram destinadas a pagamentos de lideranças políticas e membros do Legislativo municipal. “Estimamos que cerca de R$ 7 milhões foram desviados neste esquema que contou, inclusive, com entidade beneficente de assistência a dependentes químicos”, afirmou. Ainda de acordo com o delegado, dos três parlamentares envolvidos há comprovações de transferências bancárias vindas das entidades para as contas bancárias dos vereadores.

Saiba Mais

Segundo as investigações, empresas fantasmas emitiam notas fiscais frias para justificar despesas e serviços não realizados na prestação de contas dos convênios, sendo que os valores recebidos eram desviados para servidores públicos, presidentes de entidades, empresários e agentes políticos. O esquema utilizava associações ligadas às práticas esportivas, manifestações culturais como quadrilhas juninas e até mesmo uma associação de apoio a dependentes químicos (vide infográfico). (Com informações da Assessoria)

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Você nunca mais vai viajar igual depois deste roteiro de 5 dias em Mendoza!

Descubra um roteiro completo com as melhores atrações turísticas de Mendoza para uma experiência inesquecível na Argentina. Conhecida como a...

Clima tenso nas Câmaras, alerta da Fiocruz vira pauta e alianças se redesenham no TO

🔥 "Criado com Danone" O plenário da Câmara de Gurupi ferveu. Na sessão de quinta (8), o vereador Pedro Morais...

Famosos aproveitam sol e gravações movimentam a praia da Barra da Tijuca no Rio

Rio de Janeiro — A movimentada praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste carioca, foi palco de lazer...

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, número é aproximadamente 7,7% menor

Até o dia 1º de maio, foram registrados 96 acidentes com postes no Tocantins que causaram a interrupção no...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Usuários poderão requerer cartões do transporte coletivo de Palmas a partir desta quinta,

Atendimento no local ocorre das 8 às 18 horas, sem interrupção, até dia 20 de maio A partir desta quinta-feira,...

Valder Aires emociona assentamento em Araguaína com show gratuito de sertanejo raiz

Projeto “Do Romântico ao Caipira” levou clássicos do sertanejo e composições autorais a moradores do assentamento Alegre, com acessibilidade...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img